TERMO DE REFERÊNCIA CONSTRUÇÃO DO BARCO
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ITEM 1: Embarcação Fluvial 70 (setenta) pessoas
1. Características Principais
Comprimento Total: 28,00 m
Boca Máxima: 7,00 m
Pontal Moldado: 1,50 m
• Propulsão minima: 200 HP
• Lotação: 70 pessoas
• Area de navegação: Área 1
• CONVÉS PRINCIPAL – Deverá possuir: 01 (uma) Cozinha, 01 (um) Banheiro Masculino, 01 (um) Banheiro Feminino, 01(um) Banheiro com Acessibilidade, Espaço para 70 redes.
• CONVÉS SUPERIOR – 02 (dois) banheiros, 01(um) Camarote para 02 (duas) pessoas, 01 (um) Camarote para 06 (seis) pessoas, 01 (um) Camarote para 04 (quatro) pessoas e 01 (um) Comando.
• A Embarcação deve ser construída de acordo com as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-02/DPC).
2. Geral
2.1 Todos os projetos navais para certificação serão responsabilidade do Estaleiro Construtor, o desenho técnico do Arranjo Geral e Estrutural esquemático, deve ser apresentado junto com a documentação de habilitação da empresa licitante, e deverá estar de acordo com esta especificação técnica, caso não atenda as especificações, a empresas será desclassificada do certame.
2.2 Documentação técnica
O Estaleiro Construtor será o responsável pela elaboração e aprovação dos Planos, e demais documentos técnicos (aprovados pela Autoridade Marítima):
Plano de Arranjo Geral, Segurança, Capacidades e Luzes de Navegação; Plano de Linhas;
Plano de Perfil Estrutural e Seção Mestra;
Memorial Descritivo (Conforme apresentado no Anexo 3-G da NORMAM/02-DPC); Tabelas Hidrostáticas sem Trim e com Trim;
Relatório da Prova de Inclinação; Estudo de Estabilidade Definitivo;
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente à construção e projeto da embarcação;
Licença de Construção;
3. Detalhamento Estrutural
3.1 O casco da embarcação deverá ser construído com o aço naval ASTM A36. Os reforçadores transversais e longitudinais poderão ser fabricados ou comercializados, ressaltando que os perfis longitudinais devem ser contínuos de forma a garantir a integridade estrutural da embarcação.
3.2 O aço a ser utilizado deverá também possuir características mecânicas básicas do aço estrutural laminado empregado. Resistência à ruptura entre 41 Kgf/mm² e 50Kgf/mm². Composição química do aço estrutural, Carbono %: 0,23 máx, Manganês %: 2,5 C min.Enxofre %: 0,06 máx. Fósforo %: 0,06 máx.
3.3 Todos os soldadores empregados na construção da embarcação deverão ser QUALIFICADOS profissionalmente em instituições de ensino regulares, e possuirem o curso das NRs 18, 33 e 35, vigentes.
3.4 As especificações do detalhamento estrutural deverão ser atendidas as especificações dos Desenhos Técnicos Anexo desse Edital, abaixo seguem as informações principais:
3.4.1 FUNDO
• Chapeamento – CH# 3/16”
• Barra Chata – 3” X 1/4"
• Barras Chata – 2.1/2” X 3/16”
• Cantoneira – 4”x 5/16”
3.4.2 CONVÉS
• Chapeamento – CH# 4 mm
• Cantoneira – 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata - 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata - 2” X 3/16”
• Barra Chata - 1” X 3/16”
3.4.3 COSTADO
• Chapeamento – CH# 3/16
• Cantoneira – 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata - 2.1/2” X 3/16”
3.4.4 ANTEPARAS
• Chapeamento – CH# 3/16
• Cantoneira – 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata - 2.1/2” X 3/16”
3.4.5 CASARIAS
• chapeamento – CH# 2 mm
• Cantoneira – 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata - 2.1/2” X 3/16”
• Barra Chata – 2” X 3/16”
• Metalon – 50 X 50
• Convé Casaria – CH# 4 mm
• Convés Tijupá – CH# 2 mm
• Tubos e conexões: Rede de Esgoto – 2”, Rede Esgoto águas servidas 3”
3.5 Todo o chapeamento bem como as estruturas da embarcação deverão ser novos, e deverão apresentar boa qualidade e com as especificações técnicas requeridas neste projeto.
3.6 O Estaleiro Construtor deverá obedecer às boas práticas de construção e deverá estar atento aos critérios de segurança dispostos nas legislações vigentes.
4 Proteção e Especificação de Pintura
4.1 Tanto os cascos, conveses e as casarias deverão passar por tratamento de superfície, por meio de jateamento automatizado com granalha de aço padrão SA 2.1/2 (com aplicação de Shop Primer Cinza de 15 microns), atribuindo maior durabilidade ao material e favorecendo o processo de soldagem, e estes devem seguir aos critérios das Normas de Preparação de Superfícies sueca Swedish Standards Institution SA-2 (SIS 05 5900) ou aos critérios especificados pelos fabricantes das tintas.
4.2 Pintura Externa: aplicação de 2 demãos de tinta epóxi específica para aplicação naval, espessura de 125u cada demão, em cores a serem definidas pelo Contratante.
5 Sistema de Governo e Maquinários
5.1 O sistema de governo deverá possuir os seguintes maquinários que precisarão ser fornecidos pelo Estaleiro Construtor:
sistema de leme (confecionado em Aço ASTM 131 Grau A O leme será calculado conforme artigo `A practical Approach to Ruder Design`` de B.J.Lamb, A.M.R.I.N.A e S.B.Cook. A área do leme deverá situar-se conforme a seguinte
linha de eixo convencional em aço SAE 8620 (eixo propulsor deverá atender recomendações do Livro de Regras de Sociedade Classificadora);
hélice com diâmetro, quantidade de pas, Ae/Ao, peso estimado, acabamento, balanceamento à ser definido pelo Eng Naval da contratado.
01 (um) Motor de Combustão Principal Diesel de no mínimo 200 HP
A descarga de gases do MCP e MCA será do tipo: descarga molhada;
01 (um) Redutores/Reversores com redução adequada para o sistema propulsivo instalado;
Uma caixa de mar (deverá possuir grade de proteção)
6 Luz de Navegação
6.1. O posicionamento e a quantidade de luzes poderão ser encontrados nas normas da RIPEAM-72 e NORMAM-02/DPC.
7 A embarcação deverá possuir uma caixa de água confeccionada em PEAD (polietileno de alta densidade), para água bruta e uma caixa para água potável instaladas no convés do comando da embarcação.
8 A embarcação deverá possuir: 01 Bomba de esgoto, 01 bomba de água, 01 bomba de transferência de combustível.